quarta-feira, 19 de março de 2014

HAJA SAÚDE!

 
 
 
 
Boa tarde, vizinha!
 
Mas então o que se passa consigo? Não estou a achá-la nada bem... o que tem? Dores nos ossos?... Coitada... É da idade, diz vossemecê. Agora inté os novos se queixam!!  também o tempo está tão incerto... de manhã cedo está tanto frio, não admira que o corpo se ressinta! Olhe que o meu joanete acusa logo quando há mudança de tempo! É cá com cada guinada que nem queira saber! Já pensei fazer operação mas tenho medo. As coisas nem sempre ficam bem...
 
Ah, coitada, mas vossemecê hoje está mesmo empenada. Se calhar deu algum jeito. Não se poupe, não!... Olhe que nós ainda somos do bom tempo. Somos rijas... Esta mocidade de agora já não tem a nossa fibra! Faz-me uma pena ver as cachopas de cigarro pendurado na boca, fumando que nem umas chaminés, p'ra quê? Só para dar cabo da saúde! Não sabem o bem que têm! E depois as modas... Ou andam de calças de ganga todas esfarrapadas ou com o raio de umas saias que ficam quase com o cu à mostra! Já não se vê uma menina com uma sainha decente. E mais, cobrem as pernas e descobrem o peito. Sim... andam por aí com as mamas ao léu, pois andam! E depois dizem que os homens não as respeitam. Pudera! são uma oferecidas... Se eu vestisse assim levava logo uma chapada. A minha mãe não era para brincadeiras, olaré! Sempre andei na moda mas há um meio termo para tudo, porra! Sou antiquada? Quero cá saber! Ora viste, vossemecê está muito avançadinha...
 
Ah, coitada, mulher você está mesmo mal... Olhe, entre e sente-se aqui! Pronto, assim está melhor.
 
Mas do que e que eu estava a falar? Pois, de modas. Então já viu aquelas coisas que elas espetam no nariz, no queixo e onde calha, que inté faz impressão? Dºa0 aquilo um nome esquisito... piringues... pringues... o raio que os parta! Ó senhora aquilo faz-me cá uma confusão!... E quando põem na língua?! O quê?! O quê?! Também põem aí?!!! Este mundo está perdido!!! Ainda bem que os meus filhos nunca foram dessas coisas! Cruzes canhoto!!!
 
Tome lá uma almofadinha. Assim está melhor...
 
E aquelas que não apanham sol para não ficarem queimadas, vestem de preto até aos pés e pintam as unhas também de preto? E os sapatos? Parecem uns ferros de engomar! Raio das moças que parecem umas aventesmas...
 
O quê, vai deitar-se? Quer que lhe dê uma esfregação? Não?... Então está bem, mas olhe, não se agarre à cama, dê umas voltinhas se não ainda é pior. Andou nas limpezas, claro... O que vale é que vossemecê recupera depressa. É do bom tempo! Eu cá não me queixo. Não estou nada mal... Olhe, a Quitéria é mais nova e está bem pior...
 
O que foi? Estou a falar muito?...  Ainda agora nos encontramos, ora essa... Eu inté não sou muito de conversas... Calhou agora...
 
Vá, vá lá alminha tratar de si... E se precisar de alguma coisa é só chamar, óviu? Se quiser eu vou lá logo de manhã. Não é preciso.. vossemecê é que sabe.
 
Ora bem... que horas são isto?... Já?! Porra, tenho de ir fazer o jantar!
 
Inté amanhã! E sabe o que lhe digo? Haja saúde!
 
 
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário