quarta-feira, 28 de março de 2018





SAO CARACÓIS , SÃO CARACOLINHOS…




 
 
 
Ai mulher, que comichão! Mas também apareceram por quem me mandou a mim ir à praia?!
 
Estava-se lá tão bem que os sacanas dos mosquitos também apareceram por lá! Pois, isto é mordidela de mosquito! Só queria que vossemecê visse... A praia estave cheia... tudo estirado a apanhar sol. Cheguei, assentei arraiais e preparava-me para o bronze quando comecei a sentir umas picadinhas... Picadinhas é favor porque os mafarricos eram pequenos mas tinham o dente bem afiado! Eu sei que os mosquitos não têm dentes, isto é só a gente a falar. Vira para a esquerda, vira para a direita, tabefe para aqui, tabefe para acolá e, quanto mais se matava, mais apareciam, caramba! Mas o que é isto?- gritei eu ao ver-me coberta por aquele trastes. Corri para a água e foi a minha salvação! Pensava eu... Depois de ter ajeitado a toalhinha e de me deitar, com a melhor das atenções de aproveitar  o solinho, zás! aí atacam os cabrões outra vez! Mas então o que é isto?! Alguma praga?! - mis uma vez perguntei eu.
 
Olhei para o lado e vi tudo no mesmo estado desesperado por causa das picadelas. Só lhe digo uma coisa: a praia ficou quase sem ninguém em pouco tempo! tal foi ela! Se eu também vim embora? Ah, pois! Senão comiam-me viva! Olhe quinté no combóio vinha tudo a coçar-se e cheio de manchas. 
 
Agora por falar em comer... Sabe que ando com uma vontade desgraçada de comer caracóis? Vocemecê não sabe o que é bom!... qual lesmas, qual carapuça! Vocemecê é que me parece uma, com essa cara tão enjoada. Também não gosta de nada, mulher! Gosta, gosta, gosta... Gosta de quê? Eu ca sou lisboeta de gema, nascida e criada em Alfama, com muito orgulho, mas fui habituada com a minha avó algarvia que fazia petiscos como ninguém! E caracóis?... Huuuum... até estou a ficar com água na boca... Com vinho fresquinho ou uma imperial, é uma categoria! Eu acompanho-os com pão, sabia? É verdade e é bem bom fique lá a saber!
Um fim de semana vou fazer uma tachada deles e já está convidada.
 
É verdade: tem visto o nosso vizinha Pato? Pois é, não tem apracido por cá e estou a ficar preocupada. Escrevi-lhe mas não me respondeu. Ó vizinho, diga alguma coisa, faça favor! Isto sem a sua presença não tem graça e ultimamente parece que andam todos fugidos!... Qué caconteceu, ó gente?! A Diólinda está à vossa espera para uma caracolada! Se não gostam arranja-se outra coisa! O que é preciso é que apareçam santinhos! Tenho saudade de falar com vosmecês!...
 
Ai vizinha, isto deixa-me triste, sabe?... Eu que gosto tanto de me sentir acompanhada e de dar um dedo de conversa...
O vizinho António lá vai aparecendo. Coitado, diz que com este calor se sente um torresmo... Pudera, não está pra menos! Inté se baralham as ideias! Também estou a fazer conta com ele para animar a festa. Agora está mais fresquinho e pode ser que ele se encha  de coragem e venha lá do Norte! Também para cá é a descer, não custa nada,. Ódespois a minha casa é muito fresquinha e tá-se cá muito bem.
Isto a gente acostuma-se à vizinhança que a certa altura já fazem parte da nossa família, não acha? Verdade, verdadinha!
 
Huuuuuummmmm... agora ia cá um pratinho de caracóis...
 
E sardinha assada? Com pimentos! com pimentos! isso nem é bom falar!!!... Não sei o qué que me deu hoje para estar cheia de apetites! Tou grávida? Essa agora!... Veja se se alembra de outra quessa já não péga...
 
Olhe, a vizinha Joaninha é que é boa para alinhar nestas patuscadas. Estou farta de espreitar mas não consigo vê-la à janela. Queria meter conversa mas não sei por onde é que ela anda.
 
Bem, o convite está feito. Agora vou matar estas moscas que entraram por causa das janelas abertas. Rastaparta tantos insequetos! Com Dum-Dum não escapa um, é o que vale!
 
Intão inté mais ver! Tou indo...
 
... são caracóis, são caracolitos/ são caracolitos são os caracóis---
Naram, naram , na, na ram nam, nam...
 
Ah! ah! ah!!
 
...
 
 
...



Sem comentários:

Enviar um comentário